domingo, 26 de fevereiro de 2012

~~Anjo~~


~~Anjo~~
Quando um anjo nos visita, vem como dádiva mesmo.Vai abrindo o caminho te mostrando a direção, orientando seus passos. No dia que a Lorena nasceu eu ainda não tinha noção de que fosse um anjo encarnado de passagem no nosso mundo e em especial na minha família, na minha vida. Ela chegou frágil,
ganhou um quilo no primeiro mês porém nos outros começou a perder, tentei fazer como fiz com a Bruna
minha primeira filha, saúde de touro, mas o aleitamento não bastava e assim começou a luta, logo nos primeiros meses. Respirando com dificuldade mas olhando tudo com visão de quem já sabe...
Então entrou na minha vida a rotina dos hospitais. Com pouca informação os médicos tropeçavam no diagnóstico enquanto gastávamos a energia na espera, na fila, nos corredores da saúde pública. Aos dois anos e meio sofreu a primeira internação e aí na marra conseguiram encontrar a causa da tal fragilidade. Fibrose Cística. Doença crônica e letal, com possibilidades de tratamento e esperanças na evolução científica.
Fui encaminhada ao Instituto da Criança do Hospital das Clínicas em São Paulo pois ali existia um núcleo de estudos a respeito da tal doença. Descobrimos ser um erro genético que revelava em seu corpo alterações químicas, ela tinha um teor acima de sódio e cloro por isso suas secreções eram espessas e transpirava sal.
O beijo salgado. Mas a formosura da menina foi se esparramando dia a dia ao nosso lado. Muito carinhosa desde pequena usava seu naninha (uma fraldinha de pano) para nos acariciar, esfregava suavemente no rosto todo, esfregava no dela, no meu, no pai e na irmã. Aos poucos foi mostrando sua inteligência e charme, fora o bom humor, uma veia cômica. Brincavam muito as duas irmãs pela casa correndo, cantando, crescendo.
Sinto tanta saudade dela, faz apenas alguns meses que ela se foi, foi em outubro do ano passado. Antes de perder a consciência por falta de oxigênio me escreveu várias vezes a palavra Amanhã, amanhã, amanhã, amanhã, amanhã. Nos últimos dois anos ela permaneceu hospitalizada, mas estava estável, toda a equipe trabalhando no intuito de prepará-la para o possível transplante pulmonar que tínhamos certeza que aconteceria, em vão. Mas a lição de vida que ela nos deixou foi tão importante e profunda que a própria médica assistente em prantos a chamou de Mestra. Uma garota de apenas quinze anos. Ela revolucionou aquele hospital. Pintava e bordava. Tocava violão e inventava piadas. Conquistou a simpatia de todos os funcionários, desde o porteiro até o diretor. Todos conheceram a Lorena. Ali surgiram pessoas milionárias em humanidade e expressão de amor, naquele mundo de dor, um outro de amor. Começando pelo Comitê Juvenil, grupo de jovens voluntários que doam o tempo para entreter as crianças com alegria e criatividade, os Contadores de História que passam com livros na sacola e nos braços trazendo aventuras e conhecimento, o voluntariado adulto distribuindo orações e bonequinhos de tricô e os Doutores da Alegria com a poesia da arte cênica.
Lá ela fez a primeira comunhão, passou natal e reveillon, dormiu acordou, dormiu e acordou, dormiu e acordou e disse trinta e três trezentas vezes três. E a gente aqui do lado de fora com sol e saúde entrava e saía diariamente daquele mundo à parte com o coração na mão. 
Algumas tardes decidíamos pela risada e chorávamos de tanto rir. Fazíamos comparações do tamanho do amor, para ver quem ganhava. Te amo do tamanho do mar eu dizia. Só? ela respondia, mas eu te amo do tamanho de Deus. Abraços. Então eu sou o coração de Deus, e eu sou o coração do passarinho que Deus fez. Amor infinito.
No dia do aniversário de quinze anos o hospital se mobilizou para realizar uma festa. Os voluntários dividiram tarefas e transformaram um anfiteatro de sala de aula num salão num passe de mágica. Os balões flutuavam, os amigos puderam entrar, os parentes vieram, um clima de encantamento se apresentou e todos, todos os que presenciaram ficaram tocados e diferentes depois daquele dia inesquecível.
E assim o Anjo se foi, não deu tempo de esperar, fizemos tanto mas não deu. 
No seu funeral o céu também chorou, chorou três dias como nós. E naquele imenso jardim todos de guarda chuva prestaram homenagem à sua beleza, à sua pureza. Cantaram tristes canções e disseram poemas. O amor permanece maior.Todos os dias uma lágrima básica derramo por ela mas a envio perfumada para o espaço do mistério que abriga meu coração de mãe. No coração do passarinho.


6 comentários:

  1. Di, estou emocionada... Temos todos uma lágrima básica para nossa anjinha todos os dias... Tanta saudades daquela pequena, que me fazia rir tanto... Te amo!! Beijos,Júlia.

    ResponderExcluir
  2. No coração mora uma saudade, um carinho bom, um amor querido! Quando penso na Lori realmente cai uma lágrimas... mas, sempre, inevitavelmente, meu rosto abre um sorriso! E aprendi com a Lori e com a Dione que é exatamente assim que tem que ser... Sorriremos sempre, apesar do choro, apesar do aperto! Vcs enraizaram isso no meu coração...
    Amo vcs sempre... levo vcs comigo! Obrigada por tudo... Amei o Blog, obrigada por ele tbm...
    Beijo grande, com muito muito muito carinho...
    Bru

    ResponderExcluir
  3. Dione, ate hooj é difícil de acrediitar qe essa liinda menina se foi, az vezes lembro das visitas surprezas a ella no hospital, era tão bom, me deixava aliviada de ver ella feliz daqele jeito por noa ver..... Mas agr ella é um anjinho, uma estreliinha qe nos proteje lá de ciima, e ella smp tera um lugarzinho em nossos coracões!! Bjuuus Bruna Gonçalves

    ResponderExcluir
  4. Lo, a vida me apresentou a voce e me tornou uma pessoa mais feliz. Vc é minha irma do coracao, que a vida me deu de presente e me ensinou muitas coisas boas. Todos os dias penso em vc com saudades, mas ai paro e penso que vc esta no Ceu, bem pertinho de Deus e dos anjos, que um dia nós vamos nos reencontrar e ficarmos juntas para sempre. Um dia nós conversamos sobre isso e eu disse que a vida na terra era uma escola e que a vida de verdade era ai no Ceu. Vc chegou antes porque o Ceu estava precisando desse anjo, porque dai de cima vc está presente nas nossas vidas e é nisso que eu acredito. Já encontrei com vc em alguns sonhos, que delicia sonhar com a minha irmazinha, parece um encontro e acordo tao mais feliz pq sei que estamos em sintonia. Te amo pra sempre.
    Bru

    ResponderExcluir
  5. Eu convivi pouco mas tive o prazer de conhecê-la e aprender mais um pouco nessa vida, ainda sinto muita falta da sua presença física mas a realidade é a alma e essa sei que vou reencontrar. Parabéns pelo blog. estarei sempre por aqui! Beijão.
    Dani, Conselho Familiar

    ResponderExcluir
  6. foi bom conhecer mais um pouquinho da vida da Lorena. Eu quis mt conhecer ela mais a vergonha n deixou quando tive coragem ela ja tinha virado ESTRLA .chorei a noite inteira eu fiquei pensando pq eu to assim tao mal por alguem q eu nem conheci, mais pensando e horando vi que era por persa e me como ver com a sua dor de mae pois eu tambem tenho uma PEDRA PRECIOSA em casa na epoca ela tava internada foi umm chok de realidade em mim . queria mt mt mt mt mesmo ter conhecido essa menina linda hoje so me tresta sa fotos e a imaginaçao . que em seu coraçao esteja o conferto e a saudade ,pois o meu esta com pedacinho vazio .........
    um bvj pra vc mulher de fibra
    ass:Barbara Nayara

    ResponderExcluir